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Uma parceria!

Gestão avalia experiência do usuário em sistema do Programa de Gestão de Desempenho

Trabalho foi realizado por meio do LabQ, iniciativa do MGI que trabalha com experiência do usuário e redesenho de serviços públicos digitais com o olhar voltado ao cidadão

Nos últimos meses, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibilizou a equipe do seu Laboratório de Qualidade de Serviços Públicos (LabQ) para avaliar com um olhar centrado na experiência do usuário, a Plataforma Eletrônica de Trabalho e Visão Sistêmica (PGD Petrvs). A avaliação foi realizada por meio de uma parceria firmada entre a Secretaria de Governo Digital (SGD) e a Secretaria de Gestão e Inovação (Seges). O PGD Petrvs possibilita aos gestores responsáveis gerenciarem e acompanharem o trabalho dos servidores públicos federais participantes do Programa de Gestão de Desempenho (PGD). Até o momento, 169 órgãos e entidades da administração pública federal já têm autorização para utilizar o PGD Petrvs.

“O trabalho da equipe do LabQ teve como foco melhorar a experiência do usuário, tornando o sistema mais intuitivo e amigável aos servidores públicos federais que utilizam a ferramenta”, explicou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “Essa nossa parceria com a Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) pode contribuir para ampliar a qualidade do PGD como um instrumento efetivo e ágil de transformação digital e também de acompanhamento das entregas das unidades e das contribuições dos servidores”, complementou.

"Essa iniciativa reforça nosso compromisso de garantir que o Programa de Gestão de Desempenho seja um modelo de gestão do serviço público cada vez mais eficiente e transparente. Ao melhorar a experiência do usuário no sistema, contribuímos com o principal objetivo do programa, que é promover o trabalho orientado a resultados, com a oferta de serviços de qualidade alinhados às necessidades e expectativas dos cidadãos", afirmou o secretário de Gestão e Inovação (Seges), Roberto Pojo.

A equipe de especialistas em experiência do usuário do LabQ realizou a análise da usabilidade da jornada e das telas do sistema PGD Petrvs, buscando identificar elementos passíveis de melhorias para os usuários. O objetivo foi contribuir para tornar os fluxos do sistema mais fluidos e ágeis, reduzindo assim os pontos de possíveis dificuldades, queixas ou insatisfação por parte dos usuários que participam do PGD. Até o final do ano, as medidas sugeridas, com foco no usuário, devem ser implantadas pela Seges.

LabQ

O LabQ é um laboratório que trabalha com experiência do usuário (UX) e redesenho de serviços públicos digitais, com o olhar voltado ao cidadão. Seu objetivo é colaborar com gestores para oferecer serviços que atendam às necessidades dos cidadãos da forma mais simples e amigável possível.

Até o momento, já foram realizados mais de 200 projetos em serviços públicos e foram ouvidos mais de 3 mil usuários pelos técnicos da Secretaria de Governo Digital (SGD), com foco na melhoria dos serviços para os cidadãos. Alguns parceiros do LabQ são o FGTS Digital, CadÚnico, INSS, Bacen, SPU e Ministério da Cultura.