Avenida Advogado Horácio Raccanello Filho, 5550 - Sala 05 - Comercial Gran Village, Zona 07 - Maringá/PR

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

A ciência como ferramenta de alavancagem da produtividade e bem-estar

Como utilizar estratégias baseadas na ciência para potencializar a produtividade e o bem-estar?

A ciência preconiza que os relacionamentos positivos interpessoais e intrapessoais no ambiente organizacional estão condicionado ao equilibrio das competências técnicas e sociemocionais. Investir e valorizar o capital humano é sinonimo de aumento de produtividade e lucratividade. São desafios superados pelos gestores com aplicabilidade da interação de comunicação adequada, bem-estar e dos recursos da ciência.

Nesse contexto a premissa é o treinamento por otimizar os processos e oportunizar a aplicação de melhores práticas nas resoluções construtivas de conflitos, promovendo e relacionamentos saudáveis, assertivos, não violentos e empáticos.

Expressar-se com assertividade compartilhando sentimentos e pensamentos sem agressividade, com respeito a si mesmo e aos outros é transmitir informações de maneira coesa, objetiva e clara, com serenidade são habilidades relacionadas a neurociência social que associa à confiança, competição e empatia.

As empresas não são apenas espaços físicos, mas comunidades de pessoas. Os indivíduos trazem consigo uma combinação complexa de mente, corpo, emoções e espírito. Gerenciar e cuidar desses aspectos é fundamental para o desempenho e bem-estar.

  1. Cérebro humano

O cérebro é o computador central do corpo humano, localizado internamente na caixa craniana e atua como a central de comando do organismo. Navegar na sua estrutura e funcionamento é apropriar de recursos impares na busca do autoconhencimento em prol do crescimento pessoal e profissional.Desvendar a complexidade do cérebro humano nas conexões, funcionamento e potencialidades é considerar o sistema nervoso e os neurônios interconectados na construção da percepção sobre o mundo externo e no controle das ações e impulsos do cérebro para o corpo e do corpo para o cérebro.

  • O cérebro divide em lobos

Frontal: criatividade, raciocínio, personalidade, tomada de decisões, movimentação dos músculos esqueléticos.

Temporal: comunicação, audição e compreensão da linguagem.

Parietal: percepção de dor, frio, calor e toques.

Occipital: processa informações visuais.

  • Composição do cérebro

Neocórtex: funções intelectuais superiores.

Sistema límbico: emoções

Complexo reptiliano: sobrevivência.

  • Mente

A mente é a parte funcional do cérebro, é o elo ou a etapa intermediária entre um estímulo que atinge nosso organismo e a resposta que damos a ele. Processa as informações recebidas e permite responder e desenvolver comportamentos específicos.

  1. Neurociência

A neurociência se dedica ao estudo cientifico da consciência, dos comandos cerebrais que controlam as ações do corpo e a tomada de decisões. Além disso, investiga a forma como o cérebro aprende, bem como as doenças degenerativas e outros temas relacionados.

2.1 Empatia

A capacidade de colocar-se no lugar do outro nos permite enxergar o mundo sob uma nova perspectiva e seguir adiante. Quanto mais empatia sentimos por alguém, mais seguros nos tornamos. Compreender o “não” de alguém com sensibilidade e compreensão nos impede de interpretá-lo como uma afronta.

  • Sistemas neurais ativados na empatia

Sistema Neuronal

Atribuição neuronal

Manifestação empática

Sistema de espelho

Reproduz mentalmente a ação do outro no próprio cérebro.

Compreende as intenções e emoções dos outros.

Rede de teoria da mente

Atribui estados mentais aos outros, como crenças, desejos e intenções.

Permite inferir o que os outros estão pensando ou sentindo, contribui para a compreensão.

Sistema límbico

O sistema límbico, incluindo a amígdala e o córtex cingulado anterior.

Regulação emocional e resposta afetiva aos estímulos emocionais dos outros.

Circuito da recompensa

Composto pelo núcleo accumbens e pelo córtex pré-frontal ventromedial, está envolvido na sensação de prazer e recompensa.

É ativado quando nos engajamos em ajudar os outros e estabelecer conexões sociais.

Fibras de substância branca

Responsáveis pela transmissão de informações e sinais elétricos entre diferentes áreas do cérebro.

A conectividade funcional e estrutural entre as regiões cerebrais é fundamental para o processamento e compartilhamento de emoções e estados mentais dos outros.

Sistema de atenção

Permite que direcione a atenção para as pistas sociais relevantes e sintonizemos nas experiências emocionais dos outros.

A regulação da atenção é crucial para a focar na pessoa em questão e responder adequadamente às suas emoções e necessidades.

Rede de memória autobiográfica

Composta pelo hipocampo e áreas corticais associadas.

Permitir a lembrar das próprias experiências passadas, auxilia nos relacionamentos com as experiências e emoções dos outros.

Rede de tomada de perspectiva

Composta pelo córtex pré-frontal dorsomedial e a junção temporo-parietal.

Permite adotar a perspectiva dos outros e compreender seu mundo interno.

  • Estratégias aplicáveis

Autoconhecimento: Gerenciar as próprias emoções antes de compreender as emoções dos outros.

Explorar a abertura e a curiosidade: engajar-se em diálogos com indivíduos de diversos círculos sociais para entender suas perspectivas.

Desenvolver habilidades de escuta: estar plenamente presente e minimizar a urgência de expressar opiniões.

Reduzir julgamento: Praticar a suspensão de julgamentos para compreender a perspectiva do outro.

Comunicação empática: Expressar sentimentos e necessidades e ouvir ativamente os outros.

Feedback e opiniões: Buscar a perspectiva dos outros sobre comportamento e situações vivenciadas.

  • Neurotransmissores relevante na empatia

A influência dos neurotransmissores na empatia pode variar dependendo do contexto e das características individuais.

Neurotransmissores

Funcionalidades

Ocitocina

Regulação do afeto e na promoção de comportamentos pró-sociais. Fortalece os laços sociais, à confiança e à formação de vínculos emocionais.

Serotonina

Regulação do humor e das emoções.

Dopamina

Regulação da motivação e recompensa, associada ao bem estar em ajudar os outros.

Noradrenalina

Regulação do estado de alerta e da resposta ao estresse. Empatia cognitiva.

2.2. Bem-estar

Segundo Seligman (2010), o modelo PERMA, que reúne os elementos de emoções positivas, engajamento, relacionamentos, sentido e realização, não apenas contribui para uma vida mais feliz e próspera, mas também tem profundos efeitos positivos na saúde física e mental das pessoas. Esses componentes formam uma base sólida para o florescimento humano, promovendo bem-estar e resiliência.

  • Neurotransmissores relevante ao bem-estar

A regulação dos neurotransmissores e sua relação com o bem-estar são processos complexos e multifatoriais. Eles são influenciados por diversos fatores, incluindo genética, ambiente, estilo de vida e experiências individuais.

Estudos neurocientíficos têm revelado que o bem-estar está associado a ativação de regiões como o córtex pré-frontal, o sistema límbico (incluindo o hipocampo e a amígdala) e o sistema de recompensa.

Neurotransmissores

Funcionalidades

Endorfina

Atua como analgésicos naturais e promovem uma sensação de euforia e prazer.

Serotonina

Frequentemente chamada de "hormônio da felicidade". Regulação do humor, do sono, do apetite e do desejo sexual.

Dopamina

Relacionada à motivação, ao prazer e à recompensa. Fundamental na sensação de bem-estar e satisfação.

Glutamato

É inibitório do cérebro, reduze a atividade neuronal. Ajuda a acalmar a mente, aliviar a ansiedade e promover o relaxamento.

Gaba

É excitatório do cérebro, crucial no aprendizado, na memória e na regulação do humor.

2.3 Comunicação

A neurociência e a comunicação estão relacionadas no sentido em que se baseia em uma compreensão da estimulação na ativação de processos cerebrais e emocionais para promover uma comunicação eficaz e construtiva.

  • Benefícios: colaboração, trabalho em equipe, resolução de conflitos, aumento da produtividade e eficiência, engajamento dos funcionários, ambiente de trabalho saudável e desenvolvimento de habilidades de liderança.
  • Abordagens utilizadas como estratégias

Escuta ativa: ouvir de forma genuína, concentrada e empática, com o objetivo de compreender o interlocutor.

Empatia: expressar compreensão e cuidado pelos sentimentos e necessidades dos outros, estabelecendo uma conexão emocional.

Não violenta: basea-se em princípios de empatia, compaixão, respeito mútuo e interação na expressão de sentimentos e necessidades.

Assertiva: expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de maneira clara, direta e respeitosa, sem infringir os direitos das outras pessoas.

De acordo com Brum (2021), as empresas enfrentam problemas de comunicação, como informações centralizadas, reuniões longas e improdutivas, falta de clareza na transmissão de informações estratégicas, boatos informais, falta de feedback entre líderes, subordinados e colegas de trabalho, além da falta de comunicação entre diferentes áreas ou setores da empresa.

  • Escuta ativa e comunicação empática

Situações hipotéticas

Escuta ativa

Escuta

passiva

Comunicação empática

Comunicação sem empatia

Exemplo: 1

Um colega de trabalho está compartilhando seus desafios e frustrações em relação a um projeto.

Entendo que você esteja enfrentando dificuldades com o projeto. Você poderia me contar mais sobre os principais obstáculos que está encontrando?

Não se preocupe com isso. Todos têm problemas nos projetos.

Lamento que você esteja passando por dificuldades com o projeto. Gostaria de saber mais sobre como se sente e como posso ajudar.

Pare de reclamar tanto. Todos nós temos problemas.

Exemplo: 2

Durante uma reunião de equipe, há um desacordo sobre a melhor abordagem para um projeto.

Compreendo que existam opiniões diferentes sobre a abordagem do projeto. Poderíamos ouvir cada perspectiva com atenção e discutir as vantagens e desafios de cada uma delas?

Não acho que sua ideia seja viável. Devemos seguir o meu plano.

Entendo que você tenha uma visão diferente sobre o projeto. Gostaria de saber mais sobre sua abordagem e os motivos pelos quais você acredita que ela seja eficaz.

Seu ponto de vista não faz sentido. O meu plano é claramente o melhor.

  • Comunicação não violenta e assertiva

Situação hipotética

Comunicação não violenta

Comunicação agressiva

Comunicação assertiva

Comunicação não-assertiva

Exemplo: 1

O cliente está insatisfeito com o serviço recebido.

Entendo sua insatisfação. Vamos discutir suas preocupações e encontrar uma solução que atenda às suas necessidades.

Você está exagerando. O serviço foi prestado de acordo com o contrato.

Lamento sua insatisfação. Por favor, me diga suas preocupações para que possamos resolver juntos.

Não posso fazer nada sobre isso. É assim que nosso serviço funciona.

Situação hipotética

Comunicação não violenta

Comunicação agressiva

Comunicação assertiva

Comunicação não-assertiva

Exemplo: 2

Um colega de trabalho cometeu um erro que afetou negativamente um projeto.

Percebo que ocorreu um erro que teve impacto no projeto. Podemos analisar o ocorrido juntos e encontrar maneiras de evitar situações semelhantes no futuro.

Você estragou tudo. Não consigo entender como você pode ser tão incompetente.

Compreendo que houve um erro no projeto. Vamos discutir o que aconteceu e encontrar soluções para corrigir o problema e evitar recorrências.

Você sempre faz tudo errado. É inaceitável.

  • Comunicação não verbal: Expressões faciais podem transmitir emoções, gestos podem reforçar ou contradizer o discurso verbal, e o contato visual pode demonstrar interesse e engajamento.

Gestos e posturas

Significado da mensagem

Aperto de mãos firme

Transmite confiança e profissionalismo.

Contato visual adequado

Demonstra interesse, respeito e engajamento na interação.

Postura ereta e aberta

Indica confiança e disposição para se envolver na comunicação.

Sorriso genuíno

Cria uma atmosfera acolhedora e positiva, facilitando a comunicação e fortalecendo as relações interpessoais.

Nodulação

Transmite interesse e encorajamento quando faz leves movimentos de cabeça para demonstrar que se está ouvindo e compreendendo o que o outro está dizendo.

Expressões faciais congruentes

Mostra coerência emocional e facilitando a compreensão do interlocutor.

Gestos calmos e controlados

Transmite confiança e segurança, além de ajudar na ênfase e clareza das ideias.

A interpretação dos gestos é influenciada por diferentes normas sociais e culturais, necessário considerar outros aspectos da comunicação para melhor compreensão. A comunicação não verbal complementa e enriquece a comunicação verbal, fornecendo pistas adicionais sobre o significado e a intenção das mensagens transmitidas.

  • Linguagem positiva

De acordo com Brum (2021) a linguagém positiva envolve o uso de palavras e frases na promoção de ambiente positivo, encorajador e construtivo. As palavras expressadas determina a qualidade dos sentimentos, relacionamentos, ações e resultados. Fortalece relacionamentos, estimula o otimismo e a confiança, promove a criatividade e a resolução de conflitos proporcionando um ambiente saudável e promissor.

Linguagem positiva

Orientações

Em vez de dizer

Você pode dizer

Use palavras afirmativas

Escolhas palavras que transmitam otimismo, encorojamento e confiança.

Não acho que isso funcione.

Acredito que podemos encontrar uma solução eficaz.

Foque em soluções

Ao discutir problemas ou desafios, direcione a conversa para possíveis soluções.

Isso não vai dar certo.

Podemos explorar outras abordagens que possam ser mais efetivas.

Elogie e reconheça

Reconheça os esforços, realizações e contribuições dos outros.

Você sempre comete erros.

Agradeço o seu empenho e compromisso em melhorar constantemente.

Seja claro e direto

Comunique-se de forma clara, evitando ambiguidades ou linguagem excessivamente complexa.

Seria bom se você pudesse me enviar as informações atualizadas o mais rápido possível.

Envie as informações atualizadas até amanhã de manhã.

Demonstre empatia

Use frases que mostrem que você valoriza as opiniões e sentimentos dos outros.

Isso não é importante.

Entendo que essa questão é importante para você. Vamos discuti-la e encontrar uma solução juntos.

  • Feedback construtivo

Feedback construtivo impulsiona o crescimento, a motivação e o sucesso, a não aplicabilidade resulta em estagnação, falta de desenvolvimento, desmotivação e lacunas na comunicação.

Feedback construtivo

Orientações

Linguagem

assertiva

Linguagem inadequada

Seja especifico e objetivo

Identifique comportamentos ou ações específicas que você deseja abordar.

Gostaria de discutir áreas específicas para melhorar a qualidade do seu trabalho.

Seu trabalho não é bom.

Foque nos fatos

Baseie o feedback em evidências e observações concretas.

Na última reunião, você chegou 10 minutos após o horário marcado.

Você sempre se atrasa para as reuniões.

Seja equilibrado

Reconheça tanto os pontos fortes quanto as áreas de melhoria.

Você é comunicativo e articulado, mas precisa melhorar sua organização pessoal para cumprir os prazos das tarefas.

Você é bom em se comunicar, mas precisa melhorar em cumprir prazos.

Ofereça sugestões construtivas

Proporcione orientações claras sobre como a pessoa pode melhorar.

Sugiro simplificar o processo, eliminando etapas intermediárias e tarefas desnecessárias para melhorar a eficiência e alcançar resultados mais rápidos e melhores.

Isso não está bom. Tente de novo.

Seja empático e aberto

Demonstre empatia e considere o impacto emocional do feedback.

Entendo o desafio que o projeto representou para você. Acredito no seu potencial e estou aqui para apoiá-lo. Vamos superar esses obstáculos juntos.

Você deveria ter lidado melhor com a situação. Não entendo por que você está tão preocupado.

  • Validar emoções

É fundamental reconhecer e validar as emoções dos outros, conforme preconizado por renomados especialistas como Rogers, Satir e Rosenberg. Validar emoções promove a comunicação eficaz, cria confiança e empatia. A falta dessa validação leva a incompreensão, mal-entendidos, distanciamento emocional e problemas na resolução de conflitos.

Validar emoções

Orientações

Linguagem assertiva

Linguagem inadequada

Esteja presente e ouça atentamente

Dê total atenção à pessoa que está compartilhando suas emoções.

Reconheço seu empenho e dedicação. Se estiver sobrecarregado, vamos conversar e encontrar soluções juntos.

Você precisa lidar com isso sozinho. Não posso fazer nada para ajudar.

Demonstre empatia

Coloque-se no lugar do outro e tente compreender como ele está se sentindo.

É natural se sentir ansioso diante dessas circunstâncias.

Você não deveria se sentir ansioso diante dessas circunstâncias.

Utilize linguagem adequada

Evite minimizar ou desqualificar as emoções do outro.

É perfeitamente compreensível que você esteja se sentindo magoado.

Não entendo por que você está tão chateado com isso.

Reflita emoções

Repita ou reformule as emoções expressadas pela pessoa para mostrar que você as entende.

Parece que você está se sentindo triste e desapontado com a situação.

Você está triste e desapontado com a situação? Isso é exagero, não há motivo para se sentir assim.

Evite dar conselhos prematuros

Concentre-se em validar as emoções antes de oferecer qualquer conselho ou solução.

Estou aqui para ouvir suas preocupações e encontrar soluções para os desafios do projeto.

Não vejo motivos para ficar tão frustrado. Não é tão complicado assim. Você só precisa se concentrar mais e trabalhar duro.

  • Empatia reflexiva:

A prática da empatia refletiva beneficia a comunicação, a construção de relacionamentos sólidos e na resolução de conflitos, enquanto a ausência pode levar à incompreensão, conflitos e prejuízos nas relações interpessoais.

Situação

Linguagem assertiva

Linguagem inadequada

Um membro da equipe está frequentemente atrasado para as reuniões.

Percebo que você está chegando atrasado para algumas de nossas reuniões.

Você precisa se organizar melhor. Chegar atrasado não é uma desculpa válida.

Um colega de trabalho cometeu um erro em um projeto importante.

Lembre-se de que todos cometemos erros, e é assim que crescemos profissionalmente.

Essa é a segunda vez que você comete esse erro. Você nunca aprende?

Um colega de trabalho interrompe constantemente os outros durante as reuniões de equipe.

Você tem algum motivo para interromper durante as reuniões? Existe algo importante que você gostaria de compartilhar?

Por que você acha que suas opiniões são mais importantes do que as dos outros?

2.4 Produtividade

As contribuições da ciência são positivas para o negócio. A chave do processo é compreender o funcionamento de cérebro e utilizar esse entendimento para desenvolver padrões de trabalho mais produtivos.

  • Fatores que alavanca o desempenho das equipes

Estimular períodos de descanso com a equipe, implementar recursos para redução do estresse, evitar multitarefa, dividir atividades longas em blocos gerenciais e utilizar listas e checklists como ferramenta de organização.

Nesse contexto, compreender as funcionalidades do cérebro e processos cognitivos influencia positivamente no comportamento humano e contribui para eliminar ruídos, mal-entendidos e situações conflitantes através da implantação de culturas de emoções positivas, engajamento, relacionamentos positivos, sentido e realização como consequência potencializa o florescimento humano com a valorização, compreensão e motivação. Investir em processos de conexão da neurociência, produtividade, comunicação e bem-estar impulsiona a criatividade e proporciona um ciclo virtuoso de sucesso.