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5 conselhos para quem quer transformar uma ideia em negócio

Busque compreender melhor o ecossistema onde seu futuro negócio estará inserido, mapeie as diversas partes interessadas, ou stakeholders

Escrevemos este artigo para você que está pensando em empreender, tem uma ideia, mas ainda não tem um plano de negócios, e acha que talvez seja cedo para ter. Esta primeira fase é uma oportunidade para testar sua ideia e torná-la mais inovadora. Um tempo inicial investido no design de seu futuro negócio, que pode ter impacto positivo no desenvolvimento, ou até dar uma direção completamente diferente da imaginada inicialmente.

Mas, o que dá para fazer nesta fase? De forma bem simples e resumida, você deve entender melhor seus futuros clientes e parceiros, e verificar se seus produtos ou serviços atraem e despertam desejo como você imaginava que deveriam.

Seguem algumas dicas:

1 - Busque compreender melhor o ecossistema onde seu futuro negócio estará inserido, mapeie as diversas partes interessadas, ou stakeholders. Eles podem ser potenciais clientes no futuro, fornecedores, formadores de opinião, pesquisadores, investidores e até familiares e amigos. Selecione alguns para um bate papo, ou até uma entrevista mais estruturada.

2 - Mergulhe no mundo de seus potenciais usuários ou clientes, para obter conhecimentos de primeira mão, sobre as necessidades mais prementes para o desenvolvimento dos seus produtos ou serviços.

3 - Leia e estude o mercado. O que já tem disponível? Sua solução é inovadora e vai oferecer algo diferente do que as pessoas já conhecem e utilizam? Pergunte bastante e ouça todas as respostas, elas podem te ajudar a melhorar ou até mesmo repensar a sua ideia.

4 - Você seria seu próprio cliente? Sua visão crítica sobre a sua própria ideia também é importante. Considere os seus valores e princípios, não desista perante o primeiro ‘não’ que ouvir, e não desanime diante das críticas. Use tudo a seu favor, e continue desenvolvendo a ideia.

5 - Prototipe cedo. Há vários métodos de prototipagem que podem ser bastante úteis em fases bem iniciais do negócio. Novas ideias precisam de muita prototipagem e trabalho antes que estejam prontas para o lançamento, portanto nada melhor que começar cedo. Nesta etapa, aproveite os erros para melhorar, coletar mais informações e novas percepções, para testar com futuros usuários, ajustando e amadurecendo ainda mais a sua ideia.

Este trabalho inicial pode ser fonte de motivação para levar a sua idéia adiante. Com diversos stakeholders colaborando com seu negócio desde cedo, é muito mais provável que eles estarão motivados com a sua efetiva implementação. E o plano de negócios? Bem, quando chegar a hora de fazê-lo, você estará mais consciente e irá prepará-lo de forma muito mais eficiente!