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Confiança do consumidor sobe 3,3% após 3 meses de queda
Supermercado: nos três primeiros meses do ano, o ICC acumulou perdas de 13,8 por cento, de acordo com a FGV
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 3,3 por cento em abril e interrompeu três meses seguidos de quedas, mas o primeiro resultado positivo do ano ainda é insuficiente para apontar uma mudança na tendência, de acordo com a Fundação Getulio Vargas.
Segundo os números divulgados nesta segunda-feira pela FGV, o índice atingiu 85,6 pontos neste mês ante 82,9 pontos em março, quando havia recuado 2,9 por cento.
Nos três primeiros meses do ano, o ICC acumulou perdas de 13,8 por cento, de acordo com a FGV.
"A primeira alta do ICC no ano é uma boa notícia, mas insuficiente para se caracterizar como uma mudança de tendência. A média móvel trimestral do índice continua em queda e o avanço de abril atingiu apenas duas das quatro faixas de renda monitoradas", destacou o superintendente adjunto para ciclos econômicos da FGV/IBRE, Aloisio Campelo Jr, em nota.
O resultado de abril decorre tanto da melhora da satisfação com a situação atual quanto das expectativas em relação aos próximos meses.
O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 3,3 por cento em abril, atingindo 80,3 pontos.
Por sua vez, o Índice de Expectativas avançou 2,7 por cento, para 88,1 pontos.
A baixa confiança tanto dos consumidores quanto do empresariado tem sido um dos pontos fracos da economia brasileira, e sua recuperação umas das principais meta da equipe econômica.