-
(44)3224-2782
$telefone2; ?>
Inadimplência das empresas tem maior queda em dois anos
Por outro lado, dívidas com bancos cresceram 3,1% no bimestre
A inadimplência das pessoas jurídicas recuou 7% em fevereiro ante janeiro, segundo a Serasa Experian. O resultado correspondeu à maior retração desse índice desde 2010, no mesmo comparativo.
Já nas variações anual e acumulada, houve elevação no percentual, indicando mais calotes das empresas no período.
Na relação de fevereiro ante o mesmo mês do ano passado, a inadimplência dos negócios cresceu 18%. Na comparação entre o primeiro bimestre deste ano com igual período do ano anterior, por sua vez, o crescimento atingiu 22,3%.
Apesar do resultado em expansão sob o foco anual e acumulado, economistas da empresa dizem que o menor resultado mensal é reflexo do Carnaval. Com o feriado, houve menor número de dias úteis. Somado ao fator feriado, as taxas de juros estavam mais baixas em relação ao mesmo período de 2011; esses os fatores influenciaram no resultado.
Valor médio da dívida
No primeiro bimestre, dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) tiveram valor médio de R$ 795,41. Quantia representou expansão de 3,9% ante igual mês do ano passado.
Por outro lado, dívidas com bancos cresceram 3,1% no bimestre, a valor médio de R$ 5.295,14