-
(44)3224-2782
$telefone2; ?>
Brasileiro usa menos cheque e inadimplência cai para o menor nível em cinco anos
No mês passado, a inadimplência também registrou queda e fechou junho em 1,75% - menor percentual desde fevereiro de 2005.
Preferência por outras modalidades
Segundo os técnicos da Serasa, o consumidor tem preferido outras formas de pagamento que possibilitem parcelamentos maiores. “Os cheques pré-datados já não oferecem prazos de financiamentos tão alongados quanto outras formas”, dizem os economistas da instituição.
Por isso, embora a inadimplência dos consumidores de maneira geral esteja em ritmo crescente, a taxa de inadimplência com cheques está em queda, refletindo, assim, a mudança de preferência de financiamento do consumidor.
Para os analistas, a perspectiva é de que a inadimplência com cheques continue em queda neste trimestre. Eles esperam, porém, algumas pressões de elevação devido às compras para o Dia das Crianças e para as festas de fim de ano.
Compensações e devoluções
No acumulado do ano, foram quase 560,570 milhões de cheques compensados e mais de 10,503 milhões de devolvidos. Considerando apenas junho, de um total de 92,470 milhões de cheques compensados, 1,615 milhão foram devolvidos.